Idosos vão ter vagas exclusivas para estacionar
A medida vale só para os estacionamentos públicos. Cinco por cento de todas as vagas nas ruas e avenidas vão ser reservadas para as pessoas com mais de 60 anos.
Uma boa notícia para os motoristas com mais de 60 anos: vagas exclusivas para estacionar.

Toda vez que sai de carro, dona Sílvia, de 65 anos, sabe o problema que vai enfrentar. “Você pode rodar, rodar, rodar que não acha vaga”, disse dona Sílvia.

Ela ainda tenta... Tenta... E nada. Mas a partir de dezembro, essa dificuldade deve diminuir. Os idosos vão ter direito a vagas exclusivas.

“O idoso não tem a mobilidade que um motorista mais novo tem”, disse um homem. “Se for viável é realmente maravilhosa a ideia”, comentou um outro.

A medida vale só para os estacionamentos públicos. Cinco por cento de todas as vagas nas ruas e avenidas vão ser reservadas para as pessoas com mais de 60 anos.

A sinalização vai ser parecida com a que já existe para os portadores de deficiência física: como placas de trânsito e a palavra "idoso" escrita no chão. Para usar a vaga, a pessoa vai ter uma credencial, válida em todo o país, fornecida pelos departamentos de trânsito.

Mas a gerente de projetos da Companhia de Trânsito de Belo Horizonte, Jussara Belavinha, faz um alerta: “A área é destinada para o idoso que pode ser o passageiro. E se uma pessoa jovem, que não é idoso, vai levar o idoso em uma clínica de tratamento e para na vaga, para na vaga, deixa o idoso lá dentro. Na hora que tiver saindo ele não é idoso, e isso pode gerar alguma dificuldade da fiscalização, de saber se realmente aquela credencial e aquele carro está sendo usado por outras pessoas que não os idosos”.

Em Brasília, onde a determinação já é cumprida, o documento acabou caindo nas mãos de flanelinhas, o que provocou um comércio ilegal de vagas.

- Quanto você está cobrando nele?
- 70 conto.

- Quando você chegar, a sua vaga já está guardada. Você só chega, entra e mete o cartão aí.
- É?
- Se o policial falar alguma coisa, você diz que dirige para sua mãe, que ela está lá em cima, no dentista.

“Isso aí é uma máfia, um desrespeito à pessoa”, disse uma mulher.

Curitiba também se antecipou à exigência da lei. Desde o início do ano passado, a terceira idade tem 118 locais exclusivos pra estacionar na capital do Paraná.

“Tudo que for para nosso benefício é bom, muito bom”, comentou uma idosa.
FONTE: 04/11/09 - 21h22 - Atualizado em 04/11/09 - 21h22
v o l t a r