Burocracia ameaça guardadores
Profissionais legalizados com crachás vencidos viram o alvo preferencial dos criminosos na hora de tomar vagas.

por Francisco Edson Alves

Rio - A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CET-Rio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, por demora na atualização dos cadastros, traficantes e milicianos não encontram resistência para expulsá-los e tomar os pontos. Na Zona Oeste, depois das reportagens de O DIA, a polícia prendeu dois flanelinhas irregulares na sexta-feira. Um deles já respondeu por assalto.

No Centro, pelo menos 219 guardadores trabalham há um ano com crachás vencidos. Três deles contam que foram expulsos por esse motivo. “Estamos há mais de quatro meses sem trabalhar, porque nos recusamos a pagar as taxas exigidas”, afirmou um guardador. Bandos cobram até R$ 60 por dia. “Três homens, identificados como Duda, Ratão e Renato andam armados e sempre dizem que têm cobertura de policiais corruptos e citam pessoas da prefeitura”, acrescenta.

Pelo menos 1.200 guardadores estariam atuando de maneira irregular só no Centro. As quadrilhas se apoderaram de vagas da CET-Rio nas ruas Regente Feijó, Santa Luzia e Washington Luiz e nas imediações da Praça 15.

De acordo com informações da 5ª DP (Mem de Sá), responsável pela emissão dos crachás de guardadores do Centro, os documentos ainda não foram entregues porque a Secretaria Especial de Ordem Pública ainda não enviou a lista dos profissionais cadastrados em setembro. Em nota, a secretaria garantiu que as fichas serão encaminhadas à delegacia até sexta-feira. O órgão justificou a demora dizendo que a análise das identidades com a própria polícia demanda tempo. A secretaria também precisou levantar a disponibilidade dos locais solicitados para a atuação dos guardadores.

Polícia prende flanelinha em Jacarepaguá

Em ação sexta-feira, policiais da 41ª DP (Tanque) e do 18º BPM (Jacarepaguá) prenderam, na Estrada dos Três Rios, na Freguesia, Fábio Jesuino Frazão, 29, e Edmilson Peixoto, 46. Fábio já cumpriu pena por assalto e responde por porte ilegal de arma. “Ele será autuado por exercício ilegal da profissão”, comentou o delegado da 41ª DP, Ricardo Codeceira. “Estamos atrás de um homem conhecido como ‘Cabeção’, que circula armado extorquindo dos guardadores”, acrescenta.
FONTE: Jornal O Dia de 26/01/2010
v o l t a r