Assaltos freqüentes dificultam renovação de seguro em estacionamentos

Flagrante da ação de uma quadrilha especializada em roubar aparelhos de som de carros. As câmeras de segurança de um shopping em Mauá, na Grande São Paulo, registraram os passos do ladrão dentro do estacionamento.

Quatro acusados chegaram no estacionamento do shopping em Mauá num carro azul (fusca). Durante todo o tempo, as câmeras do circuito interno acompanharam a movimentação. Eles desceram do carro e começaram a empurrar o veículo, simulando defeito mecânico. A imagem mostra, do lado direito do vídeo, que um dos criminosos força a porta de um carro estacionado para roubar o toca-cds. Os seguranças deixaram o bando sair para evitar um confronto dentro do estacionamento. A quadrilha foi presa logo depois, fora do shopping.

Este tipo de crime é uma coisa que acontece cada dia mais. Donos de estacionamentos têm aumentado a segurança e investido em tecnologia para evitar os roubos. O número de ocorrências cresceu tanto que os pequenos empresários do setor estão com dificuldades para renovar os contratos com seguradoras.

Em menos de quatro meses o estacionamento de um empresário, que não quer se identificar, foi assaltado duas vezes. Na última delas, os bandidos chegaram fortemente armados, prenderam os funcionários no porta-malas de um carro e levaram três veículos. A ação foi rápida, durou apenas 10 minutos. “Geralmente, eles chegam para guardar o carro. Quando o segurança ou manobrista abre a porta do estacionamento para eles, rendem o funcionário e o trancam no porta-malas”, diz o empresário. O estacionamento tinha seguro, mas o proprietário teve de pagar a franquia de 10% sobre o valor de cada carro. Um prejuízo de R$ 5 mil. Agora, na hora de renovar o seguro da garagem, ele está tendo dificuldades. As seguradoras estão negando a apólice por causa do número freqüente de assaltos a este tipo de estabelecimento em São Paulo. “As poucas companhias que ainda fazem este tipo de seguro aumentaram muito o valor. Chegam a praticar um preço que a garagem não tem condições de pagar”, reclama. O presidente do sindicato dos donos de estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark), confirma o alto índice de assaltos e as dificuldades na renovação do seguro, principalmente para os pequenos empresários. “O que nós recomendamos é que as empresas invistam em equipamentos de segurança, em monitoramento de imagens e, principalmente, no treinamento da mão-de-obra. É fundamental que as empresas façam estatísticas, análises de sua situação de risco e tomem atitudes para minimiza-los”, afirma Sergio Morad, presidente do Sindepark. Foi exatamente isso que uma das redes do setor fez. Para inibir a ação dos bandidos, instalou um sistema completo de segurança. Pelas câmeras, monitora toda entrada e saída de veículos e de pessoas. A estratégia deu resultados: conseguiu reduzir em 70% o número de assaltos. “A gente elevou ao máximo o grau de dificuldade para a prática de roubos. Assim, os criminosos vão procurar outros locais, onde a facilidade para roubar é maior”, explica o empresário Cid Mesquita Garcia

FONTE: Rede Record, SP Record, 18 de janeiro de 2006
v o l t a r