Mais uma lei maluca de estacionamento
Eu acho cada vez mais que para ser vereador do Rio de Janeiro é preciso ter passado algum tempo no Pinel ou em Cuba. Depois da lei sem pé nem cabeça de Cidinha Campos de querer regular como uma empresa privada pode cobrar pelo aluguel do seu espaço, lei que acabou encarecendo o estacionamento por não levar em conta justamente o ofertante do serviço, esta surgindo outra que é ainda mais maluca.

A lei, projeto de Jorge Manaia (PDT), que em principio foi vetada por Eduardo Paes mas que teve seu veto derrubado hoje, cria o “banco de horas” dos estacionamentos. Funciona assim. Você estacionou durante 1:35 e o estacionamento cobra fracionado a cada meia hora. Então efetivamente você paga o preço de duas horas inteiras. Os 25 minutos não utilizados devem ser cadastrados para uso futuro, da próxima vez que você usar o estacionamento.

A ideia não somente é maluca, mas é tão burra quanto a lei de Cidinha Campos. Vamos deixar bem claro, as duas leis tem dois pontos em comum. Primeiro, são populistas e demagógicas. Elas se colocas superficialmente a favor do cidadão. Segundo, elas ignoram um dos atores mais importantes desse serviço, o estabelecimento que oferta o serviço.

As duas leis são burras, e essa segunda ainda mais nesse ponto, porque geram CUSTO ADICIONAL para o estabelecimento que oferta o serviço. E quem é que vocês acham que vai ter que pagar esse custo? VOCÊ. EU. Cidinha Campos e Jorge Manaia não, porque tem vaga garantida, gratuita na frente da Câmera Municipal.

Caros eleitores, por favor pensem bem antes de votar na próxima eleição.

UPDATE:

Me coloquei na posição de uma dessas empresas de estacionamento. Imaginem que ontem eu estava ganhando 100 reais. E que hoje entra em ação essa nova lei. E vamos dizer que meus clientes, não todos, mas digamos 30% usam o “banco de horas” e que por causa disso a minha arrecadação passa de 100 reais para 90 reais. Ora, eu não vou ficar feliz, mas como há demanda maior que oferta de estacionamento eu vou simplesmente aumentar o preço do meu estacionamento um pouco para todo mundo que as coisas se resolvem.

E como eu não sei se as pessoas vão passar a usar mais esse “banco de horas” eu vou me precaver e aumentar o preço em 20%, então agora minha renda passa de 90 para 108 e eu volto a ser um empresário feliz da vida. O resultado para o meu cliente, ele vai pagar MAIS. Quem usa o “banco de horas” vai pagar mais, e principalmente quem não usa, vai pagar ainda mais.
FONTE: CaosCarioca