Praia Vermelha terá garagem subterrânea
A pedido de moradores da Urca, a Secretaria Municipal de Urbanismo autorizou a construção de um estacionamento subterrâneo na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, bem ao lado do Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais do Rio. Com capacidade para, no mínimo, 500 vagas, o espaço será administrado por uma empresa privada após a conclusão de um processo licitatório, previsto para março. Com a obra, o atual estacionamento da praça será proibido e o local, revitalizado. A mudança provavelmente vai acabar com ação permanente de flanelinhas na área e deixará o espaço livre para a circulação de pedestres e turistas. “Temos ali um problema de falta de vagas e estético. Aquela quantidade de carros enfeia a paisagem de uma área nobre da cidade. A construção de um estacionamento subterrâneo é uma reivindicação antiga de moradores e vai facilitar o acesso das pessoas ao Pão de Açúcar”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis. A implantação de um projeto dessa magnitude ainda depende do interesse da iniciativa privada, que administraria a área por meio de uma concessão. Com isto, o valor cobrado pela vaga será determinado pela empresa vencedora da licitação, como atualmente é feito no estacionamento da Cinelândia. A obra, de acordo com Sirkis, custará pelo menos R$ 18 milhões, caso o estacionamento tenha 500 vagas. “O edital está praticamente pronto e acredito que, se houver interessados, as obras começam em três meses após a licitação”. A conclusão do estacionamento levaria pelo menos dois anos, transformando o local num canteiro de obras. Os motoristas que param ali diariamente vão ter que procurar outro local, que ainda está sendo estudado pelo município.
FONTE: O Globo (Rio de Janeiro), 24 de fevereiro de 2006