Diário Oficial do Estado (RJ) já pode ser consultado pela Internet
O Diário Oficial, cujas edições diárias chegam muitas vezes a totalizar mil páginas em formato tablóide, agora está a um clique de seus leitores pelo endereço www.imprensaoficial.rj.gov.br/e-dofs. Inicialmente encontram-se disponíveis na rede quatro partes do Diário Oficial: I-A – Ministério Público; I-B – Tribunal de Contas do Estado; II – Assembléia Legislativa; e V- Publicações a Pedido.

As outras partes do jornal, Poder Executivo e Poder Judiciário, serão oferecidas pela Internet futuramente, de acordo com a evolução do processo de informatização da Imprensa Oficial, órgão da Secretaria do Gabinete Civil.

O presidente da Imprensa Oficial, José Augusto Guimarães, disse que, além da leitura on line, o Diário Oficial passa a oferecer o serviço de transmissão eletrônica de textos, proporcionando mais conforto, segurança e agilidade aos seus clientes. A segurança da transferência de dados é garantida pela certificação digital oferecida pelo sistema.

Diariamente estão acessíveis no site as cinco últimas edições do jornal. Para consultá-lo, o internauta deve ter o programa Adobe Acrobat Reader, que pode ser baixado a partir da própria página da Imprensa Oficial. No site (www.imprensaoficial.rj.gov.br/e-dofs) também é possível se cadastrar para transmitir textos para publicação e obter ajuda on line.

- Essa é apenas a primeira versão on line do Diário Oficial do Estado, que oferece ao público soluções com base no atual estágio de informatização do jornal. Futuramente, a Imprensa Oficial terá um completo portal eletrônico, com diversas funcionalidades, como busca automática de textos, assinatura digital e clipping eletrônico, aumentando ainda mais o caráter de utilidade pública do serviço. A versão eletrônica do DO é um marco na história da empresa - afirmou Guimarães.

Segundo a secretária-chefe do Gabinete Civil, Rosely Pessanha, a governadora Rosinha Garotinho autorizou a empresa a aplicar, com recursos próprios, R$ 2,2 milhões nas duas primeiras fases do processo de informatização.

O prédio da Imprensa Oficial, no Centro de Niterói, passou por obras de adaptação para receber 50 novos microcomputadores, 10 servidores e uma rede de alta velocidade. Foram adquiridos softwares de editoração eletrônica, além de um avançado sistema de segurança das informações. A empresa também vem se empenhando na capacitação de seu pessoal, por meio de cursos de formação, para poder produzir o Diário Oficial segundo os novos padrões tecnológicos.

FONTE: Portal do Cidadão