Mudança em estacionamentos na Zona Sul começa em 5 de maio

A prefeitura publicou hoje um decreto que revalida o contrato com a empresa Embrapark, que passa a administrar as vagas na Zona Sul do Rio. Não é a primeira vez. A experiência provocou muita confusão no ano passado e o contrato chegou a ser suspenso pela Justiça. Mas o Tribunal de Contas voltou atrás, e agora a mudança entra em vigor no dia 5 de maio.

Com o aumento do número de carros nas ruas está cada dia mais difícil estacionar no Rio. De acordo com a CET-Rio, existem mais de 43 mil vagas regulamentadas. Hoje em dia, são controladas por guardadores autônomos.

O guardador José Freire trabalha há 30 anos em Copacabana. Ele conta que compra as cartelas do sindicato de guardadores por R$ 40. Cada bloco tem 50 folhas. Ele vende cada folha a R$ 2 e fica com R$ 60, se vender o bloco todo.

Mas a situação vai mudar. Em decreto publicado no Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes determinou que a partir de 5 de maio a empresa Embrapark cuide do estacionamento de oito bairros da Zona Sul, do Leme até São Conrado – em uma área chama Zona Azul.

Em novembro do ano passado, teve confusão e o Tribunal de Contas do município determinou o cancelamento do contrato. Os guardadores retornaram às ruas, mas o Tribunal de Contas voltou atrás em janeiro e liberou a retomada da Embrapark.

O preço do estacionamento vai continuar R$ 2. Já os tickets vão mudar de cor e de diagramação.

“Eu estaciono sempre aqui e não tenho problemas”, elogia o comerciante Ronaldo Cherem.

Mas nem todos os motoristas estão satisfeitos com o trabalho dos guardadores autônomos.

“Você mal encosta e já está sendo cobrada. Eles não dão a tolerância de 15 minutos. Chegam a cobrar R$ 10, R$ 15”, adverte a esteticista Kátia Martins.

“Acho que precisa ser regulamentado. Quem sofre é o motorista”, diz um carioca.

O sindicato dos guardadores informou que vai questionar a decisão na Justiça. Já a empresa que ganhou o contrato, a Embrapark, informou que está recrutando pessoas para a equipe, com prioridade para os guardadores do Rio Rotativo.

Os interessados devem se apresentar à Rua da Cevada, 93/505, na Penha, das 9h às 15h, até a próxima quinta-feira (2).
FONTE: Terça-feira, 31/03/2009 - RJ TV 2ª Edição