Prefeitura vai licitar construção de estacionamentos subterrâneos começando por Ipanema
RIO - Uma obra, no ano que vem, num dos endereços mais nobres da cidade marcará o início da remodelação da orla da Zona Sul. O projeto Praia Bacana, que começará pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, prevê, além do fim das vagas do canteiro central, a construção de um estacionamento subterrâneo, conforme antecipou a coluna Gente Boa do GLOBO. O projeto, segundo o secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, deve ser concluído até o fim deste ano, para que as obras, que interditarão trechos da avenida, comecem em 2010.

A concessionária, a ser escolhida por licitação, ficará encarregada não apenas das obras, como também da ordenação dos ambulantes, da padronização de tendas na areia e do paisagismo da orla. Também estão previstas uma iluminação mais forte e a instalação de câmeras de segurança na calçada dos prédios. Segundo o secretário, a orla de Ipanema será a primeira por ser a mais crítica em termos de desordem no canteiro central.

- Haverá uma engenharia para não prejudicar o trânsito, a ser elaborada pela concessionária vencedora da licitação. Os estudos ainda estão em andamento. Estamos analisando todas as situações, as questões ambientais, de trânsito e a viabilidade econômica - disse Dias.

Entre as tendas que hoje ocupam a faixa de areia, haverá algumas de serviços, como o de crianças perdidas e de informações turísticas.

De acordo com o projeto, depósitos para ambulantes também ocuparão os espaços subterrâneos.

- Nos estacionamentos subterrâneos, deverá ter espaços próprios para os ambulantes, que terão melhores condições de trabalhar. Acabaremos com os carros-depósitos na orla. Isso aumentará a capacidade de vagas no bairro e atenderá não só os banhistas como também aos hotéis - disse Dias.
FONTE: Jornal O Globo de 08/04/2009
v o l t a r