Protesto marca primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul
Publicada em 04/05/2009 às 13h13

RIO - Uma manifestação marcou o primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio. Cerca de cem pessoas vestindo coletes de guardadores autônomos fizeram um protesto pacífico no Parque dos Patins, na Lagoa, onde o prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração da nova operação da Embrapark. De acordo com Jorge Justino, vice-presidente do Sindicato dos Guardadores Autônomos do Rio de Janeiro, a expectativa é que eles consigam reverter na Justiça a concessão dada pela Prefeitura.

- No primeiro momento, 900 pessoas ficarão desempregadas. Caso a área de atuação da empresa seja expandida por toda a cidade, 4.800 pessoas ficarão sem emprego - disse Jorge Justino.

Quando chegaram ao Parque dos Patins, o prefeito e o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho foram recebidos com aplausos e gritos de "queremos trabalhar" pelos guardadores autônomos. Numa das faixas da manifestação, os guardadores reclamam que numa área em que trabalhavam quatro guardadores até agora, com a gestão da Embrapark, apenas um funcionário atuará. A empresa Embrapark começou a operar as vagas em nove bairros da Zona Sul desde as 7h. Na Praça Nossa Senhora da Paz, a massoterapeuta Daniela Santana foi a primeira a parar numa vaga do novo sistema, e chamou atenção para a falta de preparo dos novos guardadores.

- Eles ainda estão um pouco crus. A guardadora que me atendeu não sabia nem preencher o talão. Espero que melhore e que o sistema não fique apenas na Zona Sul - disse Daniela.

No Leme, alguns carros estacionados ainda estão com os cartões antigos. Em Copacabana, um guardador ainda insiste em trabalhar com o colete antigo. Ele orienta motoristas a estacionar carros na rua próximo à placa do antigo Rio Rotativo, que está quebrada. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, os usuários não serão penalizados pela Prefeitura do Rio se usarem o bom senso nesse momento de transição.

- Nós orientamos os motoristas para que comprem apenas os bilhetes azuis na área da Zona Sul, mas vamos usar o bom senso durante o processo de esclarecimento sobre o novo sistema de vagas - explicou Sansão.

O novo Rio Rotativo está funcionando no Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Jardim Botânico, Gávea e Lagoa. O bilhete do Rio Rotativo passa a ser azul, assim como a cor do uniforme dos guardadores. Segundo a prefeitura, quem estiver com o ticket laranja será multado. Algumas placas antigas do Rio Rotativo estão com faixas indicando que a partir de hoje no local vale a área azul. Ao todo, são 9.049 vagas.

No ano passado, quando a prefeitura tentou com que a Embrapark administrasse as vagas, houve confusão entre os funcionários da empresa e os guardadores autônomos. A Secretaria Municipal de Transportes disse que estará nas ruas a partir de hoje fiscalizando.