Histórias

No tempo das carruagens, no início do século XX existiam em bairros do Rio de Janeiro espaços denominados como cocheiras, uma vez que quase todos os veículos eram conduzidos por tração animal.


 


Principalmente a partir da segunda década do século passado, o progresso começou a alterar os ambientes urbanos e trouxe, entre outras coisas, o aumento dos veículos movidos a combustível. Assim, em fevereiro de 1925, surgiu a idéia de um grupo empresários de fundar o Sindicato de Garagens, a esta altura reunindo empresas que forneciam combustível, lavagem e lubrificação. Para fortalecer a nova instituição, os garagistas juntaram-se ao Sindicato de Combustíveis.


 


O setor faz parte das histórias de um Rio saudoso, uma vez que  todas as garagens possuíam oficinas. Em uma determinada noite o famoso play-boy Jorginho Guinle, enguiçou o seu luxuoso carro no túnel de Copacabana cheio de Artistas do Cinema Americano. Eles desfilaram a pé pelo túnel até a garagem Túnel Novo de propriedade do antigo presidente do sindicato, Sr. Milton Calheiros. Esta foi então uma verdadeira festa para mecânicos e seus familiares, que comemoraram por alguns momentos com as celebridades.


 


Por muitos anos os dois grupos – garagistas e fornecedores de combustíveis - trabalharam em conjunto. Com o aumento do número de veículos em circulação, a partir dos anos 80 surgiram vários estacionamentos que atuavam de forma moderna e organizada. Naquela época, os sindicatos desmembraram-se e a atividade de estacionamento de veículos passou a ter uma representação exclusiva, mais forte e abrangente.


 


Em 2005 uma nova diretoria foi eleita para dirigir o destino do sindicato dos estacionamentos, com a proposta de ampliar seus objetivos e sua atuação no Estado, sob a nova denominação de SINDEPARK RIO. Os atuais representantes do Conselho Diretivo, Conselho Fiscal, Comissão de Admissão e de Ética e Delegados Federativos, assumiram o compromisso de promover este tradicional sindicato. Exercendo suas atribuições de congregar as empresas administradoras de estacionamentos, oferecer serviços e assessoria para associadas e representar a atividade perante órgãos públicos, o SINDEPARK RIO contribui efetivamente para o fortalecimento do setor, promovendo o desenvolvimento e qualificação dos serviços prestados pelas empresas associadas.


 


Carlos Eurico Soares Felix

v o l t a r